Sinais de Pré-Sinalização
Os sinais de pré-sinalização indicam os destinos de saída de um intersecção, completados ou não com indicações sobre o itinerário. A indicação do destino deve estar sempre associada à indicação do número da estrada que o serve e deve ser inscrito entre parêntesis, quando o acesso a esse destino não for direto.
Nas estradas só com intersecções desniveladas, a cada intersecção corresponde um número, que deve ser inscrito a preto num retângulo de cor de fundo amarelo.
Os sinais I1, I2d, I2e e I2f só podem ser utilizados em intersecções desniveladas, devendo os sinais I2e e I2f ser colocados sobre a via.
I1 – Pré-aviso simplificado
Deve ter inscritos os destinos que serve, bem como a distância à saída e, quando aplicável, o número desta. |
|
I2a – Pré-aviso gráfico Deve conter os destinos referidos a cada uma das direções do esquema gráfico, bem como a identificação das estradas que lhes estão associadas. |
|
I2b – Pré-aviso gráfico Deve conter os destinos referidos a cada uma das direções do esquema gráfico, bem como a identificação das estradas que lhes estão associadas. |
|
I2c – Pré-aviso gráfico Deve conter os destinos referidos a cada uma das direções do esquema gráfico, bem como a identificação das estradas que lhes estão associadas. |
|
I2d – Pré-aviso gráfico Deve conter os destinos referidos a cada uma das direções do esquema gráfico, bem como a identificação das estradas que lhes estão associadas. |
|
I2e – Pré-aviso gráfico
Deve conter os destinos referidos a cada uma das direções do esquema gráfico, bem como a identificação das estradas que lhes estão associadas. |
|
I2f – Pré-aviso gráfico
Deve conter os destinos referidos a cada uma das direções do esquema gráfico, bem como a identificação das estradas que lhes estão associadas. |
|
I3a – Pré-aviso reduzido
Deve conter os destinos de saída correspondentes. Nota: Estes sinais só podem ser utilizados em cruzamentos ou entroncamentos com vias não nacionais de trânsito reduzido. |
|
I3b – Pré-aviso reduzido
Deve conter os destinos de saída correspondentes. Nota: Estes sinais só podem ser utilizados em cruzamentos ou entroncamentos com vias não nacionais de trânsito reduzido. |
|
I4a – Aproximação de área de serviço
Indicação dos serviços fundamentais prestados na área de serviço e a distância à mesma, podendo ainda conter a designação da área de serviço. |
|
I4b – Aproximação de via de saída para a área de serviço
Indicação da aproximação de uma via de saída para uma área de serviço, este sinal deve conter, além da indicação dos serviços fundamentais prestados, a distância à próxima área de serviço, podendo ainda conter a designação da área de serviço. |
|
I5a – Aproximação da área de repouso
Indicação de uma área de repouso e da distância à mesma, devendo conter os principais pontos de interesse da mesma. |
|
I5b – Aproximação de via de saída para uma área de repouso Indicação da aproximação de uma via de saída para uma área de repouso, devendo conter os principais pontos de interesse da mesma. |
|
I6 – Pré-sinalização de itinerário
Indica o itinerário que é necessário seguir para virar à esquerda nos casos em que esta manobra está interdita na intersecção mais próxima, devendo o esquema do itinerário ser ajustado à configuração das vias. Nota: Este sinal só pode ser utilizado dentro de localidades. |
|
I7a – Pré-sinalização de via sem saída
Indicação da proximidade de uma via sem saída para veículos. |
|
I7b – Pré-sinalização de via sem saída
Indicação da proximidade de uma via sem saída para veículos. |
|
I8 – Pré-sinalização de travessia de crianças Indicação da proximidade de um local frequentado por crianças, como escola, parque de jogos ou outro similar, situada na extensão ou à distância indicada no sinal. |
|
I9abc – Aproximação de passagem de nível Indicação da proximidade de uma passagem de nível dada pelas barras inclinadas, que representam a distância que separa o sinal A26 ou A27 da passagem de nível, cada barra corresponde a uma distância de 100 m. |
|
I9def – Aproximação de passagem de nível Estes sinais, destinam-se a repetir do lado esquerdo da via os sinais I9a, I9b, I9c, devendo os sinais A26 ou A27 estar colocados sobre o painel I9a e quando necessário, sobre o sinal I9d. |